Quando um líder ou gestor que não domina as vertentes do Direito se depara com notícias, artigos e outros tipos de conteúdo sobre Propriedade Intelectual, ele pode imaginar que o assunto seja complexo, monótono e desinteressante.
Mas, afinal, por que ele deve entender ou se preocupar com essa questão?
A resposta é simples. Onde tem uma marca que é referência, tem um advogado especialista em Propriedade Intelectual. E se há um grande lançamento de produto ou serviço, então o conhecimento sobre Propriedade Intelectual é essencial para protegê-lo.
Isso significa que entender as Leis de Propriedade Intelectual e suas áreas de inovação é imprescindível para qualquer modelo de negócio que busca estabelecer uma cultura de inovação.
Porém, como essa teoria funciona na prática? Citarei alguns exemplos a seguir.
Grandes marcas se preocupam com as Leis de Propriedade Intelectual
Peças de Lego, filmes da Marvel, músicas do David Bowie, personagens da Disney, boneca Barbie e até a garrafinha da Coca-Cola. Cada um deles conta com uma assessoria formada por uma equipe de profissionais capacitados e especialistas em Propriedade Intelectual para garantir a proteção sobre os seus direitos.
Essa preocupação em assegurar que suas marcas, produtos e serviços estejam devidamente protegidos pelos registros correspondentes mostra que qualquer modelo de negócio que busca a inovação deve estar atento às leis nacionais e mundiais de Propriedade Intelectual para evitar ser plagiado ou plagiar alguém.
Inovações surgem o tempo todo, por isso é preciso estar preparado
Em um mundo que a inovação acontece tão rapidamente, novas marcas, produtos e serviços são criados a todo o momento em qualquer parte do planeta.
Assim, a melhor maneira de garantir essa segurança é com o apoio de um especialista ou até uma assessoria especializada nas Leis de Propriedade Intelectual. Se o caminho estiver livre, o profissional pode ajudar a registrar essa inovação, protegendo-a de possíveis contrafatores.
Número de pedidos de registro de marcas bate recorde
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), houve um crescimento de 48% nos pedidos de registro de marca entre os anos de 2019 e 2021, totalizando 363.392 marcas depositadas.
Os números credenciaram o Brasil como o 10º maior receptador de marcas do mundo, segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e atingiu o recorde de pedidos: a cada 90 segundos, uma marca era depositada no país.
Como a Propriedade Intelectual abre novas oportunidades de mercado?
Você já ouviu falar em Cross-Industry? É um conceito usado para descrever a iniciativa de uma empresa de um determinado segmento de criar marcas, produtos e serviços em outros segmentos do mercado.
O Cross-Industry está relacionado a ecossistemas de negócios que atuam em diversas frentes, como uma loja de roupas que se torna um banco digital ou uma grande varejista que cria o seu próprio podcast para ser uma referência em conteúdo.
Em um mercado em constante movimento, o Cross-Industry se torna um caminho interessante para ganhar relevância e ampliar o alcance de uma marca.
Porém, para garantir que a estratégia traga resultados positivos, e não problemas judiciais, é fundamental que a empresa que deseja implementar essa metodologia tenha segurança sobre suas patentes e registros de marca. Nesse cenário, a Propriedade Intelectual faz toda diferença.
Inovação e Propriedade Intelectual
Qualquer empresa que se preocupa com inovação deve ter ao seu lado uma equipe especializada em Propriedade Intelectual para acompanhar cada etapa do processo.
Como existem cada vez mais empresas buscando novos produtos, serviços e metodologias, é essencial proteger essas informações para o sucesso da estratégia, sem correr riscos de ter que mudar o nome da marca ou retirar o produto do mercado por conta de um processo judicial.
Da ideia até o seu lançamento existe um longo caminho. O que pavimenta essa estrada e guiará a jornada até o destino correto é o trabalho de Propriedade Intelectual. Caberá, então, às equipes de tecnologia e de marketing e ao departamento jurídico atuarem lado a lado para garantir um lançamento efetivo dessa novidade no mercado.
Diante desse cenário, como a sua empresa olha para as Leis de Propriedade Intelectual do Brasil e do mundo? Vamos falar mais sobre o assunto.
Artigo originalmente publicado no portal STARTUPI